HOMILIA DOMINICAL - CÔN. JOÃO PAULO (RETIRADA DA SANTA MISSA DAS 13H)
Meus irmãos e irmãs, neste tempo pascal em que celebramos a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo as leituras nos convidam a refletir sobre a transformação que ocorre quando nos abrimos à graça divina e nos comprometemos com a verdadeira fé.
Na primeira leitura (At, 9 26-31), somos apresentados ao encontro entre Saulo e os discípulos em Jerusalém. Saulo, anteriormente conhecido por perseguir os seguidores de Jesus, experimenta uma mudança radical após seu encontro com o Senhor no caminho de Damasco. O testemunho de Barnabé sobre a conversão de Saulo demonstra como a graça de Deus pode mudar até mesmo os corações mais endurecidos. Da mesma forma, somos chamados a acolher aqueles que buscam a verdade, mesmo que tenhamos hesitações ou dúvidas.
Na segunda leitura (1Jo 3, 18-24), São João nos lembra da importância de vivermos nossa fé de maneira autêntica e concreta. Não basta apenas proclamar nossa fé com palavras, mas devemos demonstrá-la por meio de nossas ações e do amor verdadeiro pelos outros. É esse amor genuíno que nos une como discípulos de Cristo e nos torna testemunhas vivas de Sua ressurreição.
No Evangelho, Jesus nos apresenta a imagem da videira e dos ramos, ilustrando a necessidade de permanecermos unidos a Ele para produzirmos frutos abundantes. Assim como os ramos dependem da videira para crescer e dar frutos, nós dependemos de Jesus para alcançarmos a plenitude de vida. Permanecer em Cristo significa viver em comunhão íntima com Ele, permitindo que Sua Palavra transforme nossos corações e direcione nossas ações.
Neste tempo pascal, somos convidados a renovar nossa comunhão com Cristo ressuscitado, aprofundando nossa fé e testemunhando Seu amor ao mundo. Que possamos seguir o exemplo de Saulo, abandonando nossos preconceitos e abraçando a verdade que nos liberta. Que vivamos o mandamento do amor, como nos exorta São João, e permaneçamos unidos a Cristo, fonte de vida e de frutificação. Que, assim, glorifiquemos a Deus dando frutos abundantes e nos tornemos verdadeiros discípulos de Jesus, irradiando Sua luz e amor a todos os que encontramos em nosso caminho.
Que este tempo pascal nos inspire a viver com renovado fervor e alegria a nossa fé, confiantes na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. E que Maria, que foi a única que não perdeu a esperança na ressurreição, nos ajude a compreender este mesmo mistério da vitória de Cristo. Amém!