João Paulo Matos nasceu no dia 6 de fevereiro de 1965 na cidade de Lisboa, Portugal. Ainda quando criança, aos 7 anos de idade, sua família se mudou de Coimbra, cidade onde moravam, para a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Teve uma infância e adolescência relativamente normais, apaixonado pela música, pela Igreja e pela literatura.
(Ex-comunidade Cismática de Pio I)
Aos 18 anos, ingressou no Seminário Menor São José, da Arquidiocese do Rio de Janeiro; dedicando-se com muito fervor a sua vocação e aos planos de Deus, chegando a ser Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias devido a necessidade do cargo. Ainda no primeiro ano de Seminário, foi encaminhado para a Arquidiocese de Aparecida. Aos 22 anos se formou em Filosofia na FACMI-SP (Faculdade Católica do Minecraft - São Paulo), e aos 26 anos se formou em Teologia pela mesma faculdade. Antes de ser ordenado diácono foi encaminhado para a Arquidiocese de São João del Rei.
Aos 27 anos de idade, no dia 19 de dezembro de 1992 (2022) foi ordenado diácono pelas mãos do então Cardeal Roncalli, juntamente com o Seminarista Victor Lima. 8 dias depois, no dia 27 de dezembro de 1992 (2022) foi ordenado presbítero pelas mãos do mesmo então Cardeal Roncalli, juntamente com o Diácono Victor Lima; ambas as celebrações ocorreram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora do Pilar. Exerceu com o coração inflamado na chama do amor de Deus seu ofício como Pároco da Paróquia S. Pedro e S. Paulo, e posteriormente, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além de se pós graduar como Doutor em Teologia e Mestre em Filosofia pela FACMI-MG (Faculdade Católica do Minecraft - Minas Gerais), também Doutor em Liturgia e Música Sacra pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Até que aos 44 anos de idade, na tarde do dia 17 de janeiro de 2009 (2023), o Núncio Apostólico comunica que o mesmo havia sido nomeado pelo Papa Pio I como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São João del Rei. Foi ordenado na tarde do dia 25 pelas mãos do Papa Pio I na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Cumpriu seus deveres como bispo-auxiliar de SJDR, foi transferido para bispo-auxiliar de Roma no dia 01 de abril de 2011 (2023), nomeado Cardeal Protodiácono no dia 04 do mesmo mês e ano, Cardeal-Bispo de Albano no dia 30 de agosto (abril) de 2011 (2023), e Núncio Apostólico para o Brasil em 04 de junho de 2013 (2023).
(Comunidade Católica de Minecraft - Paulo II)
No dia 13 de junho de 2015 (2023) foi exonerado do título cardinalício e no dia 15 nomeado bispo-auxiliar da Diocese dos Santos André e Pedro de Overland. Exerceu um ministério ótimo de início, ordenando padres e diáconos e assumindo a diocese da falta do bispo diocesano, porém fraquejou ao longo do tempo. Até que no dia 13 de outubro de 2019 (2023) foi demitido do terceiro grau do Sacramento da Ordem, agora como padre em Overland - Monte Carlo, no dia 24 de outubro foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo empossado apenas no dia 13 de fevereiro de 2024 devido a complicações de saúde. Vem exercendo um ótimo serviço nestes últimos meses e demonstrado que mesmo devido a complicações anteriores, nunca fraquejou em sua vocação, tendo levado a Paróquia Nossa Senhora Aparecida a sentir o amor de Deus de uma maneira inexplicável. Vivendo a devoção a Santíssima Virgem de Aparecida, além da caridade; pois como diz uma frase de S. Francisco de Sales: "A caridade é o fogo espiritual da alma, o qual, quando se levanta em labaredas, tem o nome de devoção."
Também neste meio tempo: foi nomeado Cônego do Cabido da Sé da Amazônia, Chanceler do Bispado, Representante do Clero no Colégio dos Consultores, Coordenador da Pastoral de Liturgia e Secretário da Pastoral da Comunicação.